quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A entrega

As palavras que mais escutei durante os satsangs, durante o período em que estive na Índia foram: entrega (surrender) e ficar no aqui e agora. Quero fazer duas considerações sobre o tema da entrega. Em inglês, surrender não é apenas entregar-se. Significa também renunciar, ceder, abandonar, abandonar-se...
Quais desses significados me toca? O que quer dizer de forma prática entregar-se? Por que tive tanto medo de me perder durante o mês em que estive também tão feliz?
Registro frases soltas que me passavam pela cabeça estando lá e que continuam vagando por aqui também.
"Não há volta na entrega."
"Posso me perder e nunca mais me encontrar."
"E se eu mais uma vez me decepcionar?"
O que revelam essas frases? Ainda uma grande necessidade de controle. Mas controlar o que? Há muito percebi que a melhor postura é perceber o fluxo e segui-lo. Isso sim é ser inteligente. Então, o que eu poderia "perder" me entregando ao meu guru?
Mas eu sei o que é entregar-se (surrender) a um guru?
Alguém sabe? Quer me ajudar a refletir?

2 comentários:

  1. Om Amriteshwaryai Namah!
    Lendo o texto que escreveu me veio a cabeça a palavra escolha. Talvez tudo isso seja a possibilidade de escolher, frente ao conhecimento, vivência e tudo mais que nos acontece, algum caminho que seja real. O que podemos efetivamente perder, se sabemos que podemos desencarnar em segundos, por qualquer motivo? A constatação da nossa irrealidade, ou da nossa condição temporária nos remete a querer encontrar algo que seja permanente, real, absoluto. Acabamos encontrando o absoluto na nossa Satguru. Ela representa para nós a VERDADE. Tudo o mais não tem significado quando descobrimos o Todo. Mesmo sem ter a noção exata do que isso significa. Queremos algo que nos ancore, algo definitivo, verdadeiro e essa liberdade só é possível para nós, quando nos ancoramos na Mãe. Engraçado isso. A liberdade vem quando nos ancoramos. Mas nesse caso, estamos nos ligando ao Todo, absoluto. Àquela que encarnou para nos buscar no meio de véus e sombras, para nos conduzir à Luz. Acho que a decepção vem do engano, do se ligar ao efêmero, de estar conectada à ilusão. Fora da ilusão não tem como se perder ou se enganar. Ancorada nos Braços que nos envolve com tanto Ammor, como podemos nos perder? Isso só pode acontecer se não houver entrega... A encarnação da Mãe é a manifestação do Todo, que se colocou efêmero, para nos mostrar do que somos capazes, de onde viemos, para onde vamos... Se fundir no Todo, com dizem as escrituras, parece ser uma loucura, mas a Mãe se tornou material para nos conduzir, sem sombra de dúvida, para o fluir liberto que a proximidade do Absoluto nos dá. Jay Ma! Jay Ma! Jay Ma! Pode existir algo mais importante do que seguí-La, nas nossas vidas?
    Bjs no coração

    ResponderExcluir
  2. Om namaha shivaya
    Minha querida:
    Gostaria eu que fosse mais fácil. A cada passo que dou na vida provavelmente naquilo que sinto como minha entrega ou minha escolha, um leque de desejos, de fantasias e de ilusões se abre diante de mim e tenho que olhar para poder prosseguir.
    A reflexão que se seguiu ao que postei ontem é que a minha única saída é o amor que sinto pela
    Amma - inconfundível, único, definitivo!

    ResponderExcluir