terça-feira, 28 de agosto de 2012

Happy Onam

Terça-feira, dia de meditação e prassad da Amma no templo de Kali. Além disso, hoje e véspera de Onam. Asram cheio, a cada minuto chegam mais pessoas para celebrar a principal festa de Kerala com a Amma. Às 11 horas da manhã o templo já está lotado, parece não caber mais ninguém. Amma entra por volta das 11h30, senta e faz entrar mais 50 pessoas que estavam do lado de fora e em cima. Depois fala e fala em malaialo e finalmente diz em inglês que ainda cabem mais 40 pessoas sentadas num lugar onde meia hora antes parecia não caber mais ninguém. Logo as bramacharinis se erguem e começam a passar de mão em mão cadeiras de um lado para outro. Movimento, movimento e eis o milagre do espaço - todos acomodados. É o milagre do amor!
Aí depois veio a tradução e acho que pode ser muito interessante para todos: Amma disse que quando as pessoas visitam o ashram é dever dos bramacharis e bramacharinis, bem como dos residentes verificar se todos estão instalados confortavelmente, se há lugar e acomodação para todos. Amma sabe que os residentes e bramacharis e bramacharinis trabalham muito o tempo todo e que nesses dias ela se reúne com eles para instruções, orientações, mas que em véspera de festas assim como a de amanhã, temos todos que fazer um esforço. Amma continuou dizendo que antigamente ela costumava sair à noite para verificar se todos estavam acomodados, dormindo bem. Ela disse que hoje infelizmente ela não pode mais fazer isso porque a cada vez que sai do quarto para fazer qualquer coisa há muita gente com ela, seguindo-a o tempo todo e ninguém descansaria. Então, agora é dever dos residentes e bramacharis acolher a todos. Amma disse também que os convidados são uma expressão de Deus que chega até nós e assim devem ser tratados.
Essa é a Amma! É sempre bom lembrar e reviver o quanto a Amma é gentil, sorridente, aberta e acolhedora. Ela novamente voltou a falar dos devotos que não sorriem, que ficam de cara fechada e que sofrem agora de um apego exagerado ao mat de meditação. Ela disse que se continuarem assim ela terá que criar um novo mantra para o mat.
Infelizmente, duas horas depois, quando passei pelo hall grande para ir trabalhar ele já estava todo tomado pelos mats.... Parece que muita gente não escuta o que o guru diz!!!
Amanhã grande dia - ONAM!!! Amma fica conosco o dia todo!
Amma dará darshan, depois prassad para todos, depois teremos espetáculos culturais!!! Uhh Mas Onam aqui é apenas uma pequena amostra do que é a celebração do aniversário da Amma, quando ela acolhe tanta, tanta gente.
Depois de amanhã, dia 30 de agosto, encerramento do Ganesha Chaturthi!!!
E tem muito mais depois!!! Todos os dias aqui é uma felicidade só.
Happy Onam a todos!!!

P.S.: No ano passado o Max e a Abhaya chegaram no ashram na festa de Onam! Lembro bem da gente preparando tudo para eles e esperando com o coração tão feliz a chegada dos irmãos!!! Espero que vocês e todos possam um dia estar aqui celebrando Onam novamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário