sexta-feira, 31 de agosto de 2012

O Pada Puja, ah o pada puja...

Mais um dia juntinho com a Amma e quanta felicidade. Acho que muita gente sabe que eu sempre quis fazer um pada puja para a Amma, um pada puja feito por brasileiros, mas, na verdade, nunca tinha assistido ao pada puja clássico aqui do ashram porque Amma sempre termina tarde e estou sempre tendo que dormir. Só tinha (e tenho) muito desejo de participar de um pada puja clássico para a Amma.
Ontem, foi o dia de Devi e suas leelas...hehehe. Primeiro, durante meu seva, a cada vez que eu tinha um pensamento "irritadiço" (chovia a cântaros, o chão do café fica cheio de água, um vento horrível) caía algo da minha mão, ou eu errava o troco... Fui me irritando, irritando, até que senti a mão de Devi brincando comigo e resolvi também brincar. Quando caiu uma bandeja dos meus bolos, ah, aí me diverti.... Resolvi "salvar" os bolos como se estivesse salvando o bem mais precioso do mundo. Assim que parei de me irritar, assim que resolvi relaxar e brincar com aquela leela, tudo se acalmou. Eu estava sim bastante cansada (temos trabalhado muito, muito mesmo no nosso horário e nem temos ajudante como nos outros horários), mas tudo se transformou.
Fiquei pensando depois: o que me (nos) falta para levar uma vida assim, sempre olhando o lado positivo, sentindo essa proteção de Deus no caminho o tempo todo? Porque não sei (não sabemos) brincar com as situações e levo (levamos) tudo tão a sério? Ai, Amma, me ensina a brincar com a vida!
Em seguida, Devi não totalmente satisfeita, continuou com suas brincadeiras: Parecia haver pouca gente no hall e todos estavam comentando que Amma iria terminar cedo o darshan. Era meu dia de darshan!!! Estava cansada, mas decidi que não perderia essa oportunidade divina! Aí voltei para o hall às 9h30, segura de que às 11h30 tudo estaria acabado... Que nada... Amma dava darshans enormes, dedicava um momento para cada um, falava, falava, falava... Vi que eu havia ficado para o final do darshan e resolvi que ontem seria o dia em que eu ficaria até o final do darshan e que iria assistir o pada puja.
Meu darshan foi lindo, cheio de acolhimento intenso - um contato grudado intenso da Amma comigo e, para não perder o costume, antes do meu darshan lá estava o pé, o divino pé, envolto em uma meia que desta vez... cham, cham, cham, cham - era branca!
Depois do darshan tive que batalhar um pouquinho para manter meu lugar no palco, pertinho da Amma porque queria assistir tudinho e lá vamos nós: chega a família (umas 8 ou 10 pessoas), as mulheres (eram duas) fizeram símbolos com sândalo sobre os pés da Amma, depois banharam os pés dela. Em seguida (posso estar errando na ordem) colocaram muitas jóias na Amma: tornozeleiras, pulseiras, anel, colar, brincos enormes e até aquela joia linda que se coloca no topo da cabeça... Amma aceitava tudo, com tanto amor!
Enquanto isso as pessoas cantavam o Guru stotram... ai que lindo!
Depois colocaram um sári maravilhoso nas costas da Amma e aí veio para mim a melhor parte: a comida!
Havia uma bandeja bem grande, com vários pratos e eles pegavam com a colher e davam de comer para a Amma!!!! Ai!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Depois, Amma pegou a colher e deu de comer a cada um da família e brincava, brincava...
Perdi um pouco a lembrança da ordem do pada puja, mas lembro como Amma estava incomodada com as jóias (principalmente a da cabeça) e tirou logo que pode.
Mas é lindo, lindo, lindo. Tudo é filmado, a família fica com a água sagrada da lavagem dos pés... Muitos darshans para todos!
Amma, que um dia nessa vida eu possa ter a grande benção de fazer um pada puja, adorando os pés da minha amada Mestre.
Finalmente o dia de darshan terminou, Amma ergueu-se rapidamente e saiu sorridente, comandando o corpo, que havia estado por mais de 14 horas parado sentado, para que se movesse. Aí ocorre o corre-corre normal para estar perto de onde a Amma vai passar e desta vez Amma criou mais uma leela. Ninguém sabia por onde Ela ia passar... Esperei, esperei, esperei e quando vi estavam fechando os portões! E eu tinha que andar até chegar no meu quarto! Quando atravessei e passei diante do hospital - surpresa: Amma estava dentro do hospital, os seguranças sentados esperando perto dela, um swami esperando sentado do lado de fora e.... por incrível que pareça, às 2h30 da manhã ainda havia pessoas ali em pé esperando que Ela saísse. Entendi o que Ela havia dito sobre não poder sair pelo ashram!
Nem preciso dizer que cheguei tarde no quarto e estava tão energizada, tão feliz que não conseguia dormir... Queria dividir com alguém minha felicidade, contar sobre o pada puja etc... Ainda bem que a Laurinha estava acordada e me escutou (pelo Whatsapp) e depois, sabiamente, me mandou dormir!
Dormi como um anjo relaxado até as 8 da manhã!
Jay Ma!
Um outro dia, mais um dia feliz hoje!


3 comentários:

  1. Nossa! Que lindo!!! Muitas experiências não é? Fico me imaginando ai com você!!!
    BJos

    ResponderExcluir
  2. Que lindo, mãe, assim como a Yara tb fico emocionada com os seus relatos aqui no blog! Achei mt lindo o Pada Puja e não vejo a hora de estar aí com vc descobrindo o asram! Os bichinhos estão super bem, mas hoje (quarta-feira) acomteceu uma coisa engraçada: o Lupi ficou no quarto quando cheguei e quem veio me receber na porta as duas vezes foi a Circe! Tenho saudades de vc mas tb tô gostando de ficar com o papai - não morre de ciúmes ok??? Mas sinto falta dos nossos almocinhos No Delírio, de passear com vc, de ficar vendo tv de noite... Enfim, em breve estaremos juntas de novo e fazendo coisas diferentes né? Hehehe bom agora vou jantar com o Brunão já que amanhã e sexta vou ficar longe dele hehehe... Bjão, te amo!!!!

    ResponderExcluir
  3. linda você minha filha, um presente de Deus na minha vida!!! Logo estaremos juntinhas curtindo esse paraíso espiritual (as vezes um pouco difícil para nossos corpos preguiçosos com a vida moderna), mas que pela presença da Amma compensa tudo!

    ResponderExcluir