quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Pujas, Ganesha e bênçãos

Hoje foi o dia dos meus pujas. Aqui no ashram há coisas muito modernas, mas as tradições védicas são seguidas à risca também e faz-se pujas todos os dias. Há uma lista enorme de pujas para diversos aspectos da vida e também para os planetas.
Depois vou tentar explicar melhor o que são os pujas, mas quero falar mesmo sobre Ganesha!
Adorei ter chegado o meu dia de assistir pujas feitos para mim e para minha família. Fiquei muito emocionada e concentrada, apesar do horário (5 da manhã). Ao terminar o ritual, o pujari principal me chamou e pediu que eu esperasse todos sairem porque queria falar comigo. Uau! Dá um certo medo... mas vamos lá.... Será que fiz alguma coisa de errado? Que nada!
Ele me disse que eu devia hoje dar o prassad (docinhos) do Festival. Logo senti que isso era um presente, mas nem imaginava o quanto. Falou com tanta certeza como me dando um recado da própria boca de Ganesha!
Foi então o dia das doações, porque como fiz vários pujas, ao final eles dão um doce que chamamos de prassad. Este doce tem que ser distribuído para compartilhar as bençãos recebidas e já foi lindo distribuir os prassads entre as pessoas logo ao nascer do sol.
O dia passou rápido, entre pujas, trabalho voluntário cortando legumes, ida ao vilarejo para comprar um magnífico par de óculos novos por 200 reais (com lente anti-reflexo, anti risco e progressiva), algo que no Brasil custaria mais ou menos uns 2 mil reais. Os dias aqui são agitados, a gente mal tem tempo de fazer tudo o que planeja. Hoje nem vi a Amma!!! Passei rapidinho no salão e nem tive tempo de comer!
Bem, fomos, o pujari e eu lá prá cantina indiana, ele falou tudo em malaialo e só me disse quanto eu deveria pagar - algo em torno de 50 reais.
À noite, mais um puja (Lucas e Bia) e lá vem o pujari me dizer para não esquecer de aparecer às 9 da noite. Eu já estava ficando mesmo preocupada pela insistência dele.
Mas eis que chegou as 9 da noite e havia 2 bacias enormes, cheias de docinhos para o Ganesha e eu tive a benção de distribuir para as pessoas!!!
Um dos pujaris passou e disse, você tem ideia da benção que está vivendo?
E lá vai novamente Lord Ganesha sempre me anunciando e me trazendo coisas boas.
Eu ali distribuindo os docinhos e muito feliz.... pensei muito na Abhayam! Ela vai pirar se vier aqui no festival de Ganesha. Todos os dias eles trocam a roupa dele, super bem cuidado e ele fica sendo venerado o dia todo e grande parte da noite!
Esta é apenas uma partezinha das maravilhas que nos acontecem por aqui.
Como estou feliz em distribuir docinhos, em trocar sorrisos.... como me faz bem dar...
Este fluxo de dar, dar sempre, sem esperar nada, é bem o que faz a Amma e foi muito bom ter tido esta oportunidade de viver isso hoje!
Bem, daqui a pouco já temos que acordar, novos pujas, desta vez para os amigos e Mônica está querendo dormir, mas eu não podia deixar de compartilhar com vocês as bênçãos de hoje
Ah, tinha esquecido. Môinica vai doar a guirlanda que vai vestir o Ganesha amanhã!!! Sortuda hein????
Ela quer que eu conte que me ajudou a distribuir os docinhos e até foi me comprar uma seven up porque eu estava morrendo de fome e não tinha mais nada para comer!

3 comentários:

  1. Om Amriteshwaryai Namah!
    Jay Ma! Jay Ganesha!
    Muitas bênçãos, Anugraha!
    De ontem para hoje sonhei com a Mãe: ela estava no Brasil e eu emocionadíssima de estar perto Dela. Acordei em lágrimas! Muitas bênçãos!
    Bjs no coração!

    ResponderExcluir
  2. Que mudança hein? Basta mudar o foco e tudo se transforma, não é? Torço que a sua estaa por ai seja repleta de bençãos igual e melhores do que esta. BJocas e saudades

    ResponderExcluir
  3. Jay Jay Jay Ma!!! Jaya Ganesha!!! Om Namah Shivaya!!! Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare, Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare!!! Que a Luz e a Sabedoria reine sempre!!! Quanta coisa pra contar quando chegar...Ai meu Deus, vou querer ficar ouvindo um final de semana inteiro...ehehhehehehe

    ResponderExcluir