quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Silêncio? O que é isso?

Sempre esqueço de falar sobre o ruído único que existe no ashram e que começa pontualmente às 4h50 da manhã e vai até as 23 horas. Além dos milhares de ruídos, das canções super altas dos templos/casas próximos, das máquinas, há também os pombos e os corvos. Esses corvos, pássaros pretos pequenos, voam baixo e alto o tempo todo e, segundo a Mônica, ficam repetindo incessantemente: Ma, Ma... Eu sempre digo que eles são os olhos da Mãe e ficam voando para que a gente não se esqueça do que estamos fazendo aqui. Além disso, há uma quantidade enorme, mas enorme mesmo de estudantes. Nosso prédio, por exemplo, é essencialmente ocupado por jovens, lindas meninas que na sua maioria estão fazendo mestrado em engenharia de computação e estatística.
Além delas há um enorme grupo que anda com um uniforme marrom, garotas mais jovens e nos últimos dias temos também centenas de rapazes entre 15 e 18 anos de outros campi e outras escolas que estão aqui visitando a Amma.
Continuando a descrição sobre o ambiente humano, há também todas as famílias indianas e as crianças, há também as centenas de idosos que moram aqui, há todos os residentes mais jovens da Índia e finalmente nós, já me incluindo entre os residentes permanentes e os temporários, que também são muitos.
Dá prá ter uma idéia? Então, não espere vir para cá para desfrutar de silêncio, introspecção como em um convento. É toda uma outra filosofia. Manter-se em silêncio e em paz com toda esta agitação em torno.
Mas encontrei pontos de silêncio neste agito todo (até agora 2): o melhor e mais delicioso é ficar próximo à casa da Amma. Ali parece que se cria uma energia de silêncio e paz, a mesma que a gente sente quando está nos braços dela. Outro ponto é ficar na praia. Apesar do barulho do mar, é muito relaxante e muita gente fica lá.
Foi no passeio de barco que me dei conta do ruído incrível que vivemos aqui. Até então estava tão envolta que nem havia percebido.
Hoje novamente dia de darshan e lá está nossa Mãe Divina desde as 11 da manhã. Hoje é meu dia de darshan, mas ainda não vou levar o livro do Brasil. Vou sim procurar o swami que me indicaram e falar com ele.

Um comentário:

  1. Om Amriteshwaryai Namah!
    Oi Anugraha,
    Conte mais sobre o passeio de barco... Muita gente? Onde foram? A água é limpa? Tomaram banho? Vc já se aventurou no mar?
    Bjs no coração!

    ResponderExcluir