quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Um pouquinho de visual e de considerações gerais

Algumas fotos. A primeira da linda família que me deu tantos sorrisos. Acho que dá prá ver a menininha toda pintada com kajal.
Ai, as pessoas deste país me fascinam! Ao mesmo tempo me parecem tão diferentes de mim e tão iguais. É que eu me sinto tão inocente quanto eles. E os sorrisos? Sempre muitos sorrisos e das indianas mais conhecidas agora, recebo também uma flor do coração. Adoro!
A seguir a foto do vilarejo que alguns chamarão de pobre, mas depois deste passeio pegamos um rickshaw e andamos durante meia hora, fazendo um longo trajeto até o ashram. Há casas muito bonitas, mas o que conta mesmo é que os conceitos deles são muito diferentes dos nossos!
Do lado ocidental há a maior paranóia com economia de água, muita regra para seguir. Do lado dos indianos, muita festa e confusão. Eu me sinto irresistivelmente atraída!
Mas temos que admitir que urbanismo não é o forte dos indianos que são incapazes de se organizar.

A gente fica na fila um atrás do outro esperando os elevadores e os indianos chegam (os mais velhos) e simplesmente ignoram. Dá prá perceber isso também nos jovens que vêem para receber darshan. A gente fica na fila para a lanchonete e eles simplesmente não conseguem entender isso!!! Ficam totalmente perdidos.
Hoje ri muito. fui um pouquinho no salão para ficar próxima à Amma e vi umas indianas chegando, algumas senhoras. As cadeiras todas arrumadas e elas tiraram tudo do lugar para se ajeitar!!!!
As frutas e legumes, com exceção das maçãs e dos pepinos são muito pequenos em comparação com de outros países, e parece que nada se produz aqui. Também pudera, com tanta água!
Mas eles pescam muito e ontem adorei tirar esta foto dos pescadores recolhendo as redes.

Talvez algumas pessoas pensem que estou numa espécie de convento, mas é tão diferente disso. Há uma atividade frenética, o tempo todo, desde as 5 da manhã até as 10 da noite. São aulas de filosofia védica, terapias, yoga, dança, canto, milhares de pessoas que entram e saem nos dias em que Amma dá darshan. Hoje mais uma vez há centenas de estudantes, desta vez são de Chennai e são estudantes de Engenharia Química e parece que também de Medicina.

Além disso, está rolando o Festival de Ganesha, com práticas o dia todo. Todos os dias ele aparece vestido de uma forma diferente. A cor da roupa é trocada e ele fica sempre lindinho. Ram e Lakshmi também são levados para passear e vão até o Kalari rezar todos os dias!
Hoje os estudantes e as crianças estavam super felizes dando de comer a eles!
E depois tem a praia. Ah, o mar... Ficamos separados do mar por um muro de 1 metro de pedras, talvez colocado depois do tsunami, mas é um lugar delicioso para se meditar, para se pensar na vida, para ver o por do sol.
Ainda não consegui ver os golfinhos, mas tenho fé que vai dar!

2 comentários:

  1. Om Amriteshwaryai Namah!
    Sabe, Anugraha, não é possível pensar na proximidade da Mãe com coisas mornas, plácidas, tranquilas... A Mãe é dinâmica, voraz para nos ensinar, quer eliminar nossas vasanas em tempo recorde... rsrsrsrs... Shakti! Então é barulho, atividade, progresso, estudo... Tinha impressão de que o Ashram seria como um convento, mas pensando bem, a Mãe nos ensina ação e desta forma, como vc descreve, faz todo o sentido do mundo. Trabalhe bastante, Anugraha, pois tenho certeza no coração que a Mãe vai te dar muuuuiiito trabalho para realizar...rsrsrsrs...
    Bjs no coração!

    ResponderExcluir
  2. deve ser muito legal aí, mãe! :)
    eu super imagino você no meio dos indianos e do outro tanto de gringo que vai ver a amma!
    adoro ver o quanto você está feliz e em paz!!! :D
    principalmente agora depois da gripe...
    adorei a foto da família, muito lindinha a menina cheia de bijous!
    ah, traz um kajal pra mim se vc achar? dizem que é mt, mt, mt bom!
    te amo!!!
    beijos

    ResponderExcluir