segunda-feira, 20 de setembro de 2010

E o festival de Ganesha acabou


Ontem acabou o festival de Ganesha. Foi divertido ver tantos jovens brincando e gritando, numa dança estranha. Na verdade, não parecia haver muita devoção envolvida, mas sim muita festa, uma espécie de Carnaval! Não sei se eu iria gostar de participar da barulheira e da gritaria novamente, mas gostei muito de passar 9 dias fazendo arati e mantras para Ganesha.
A estátua saiu de frente do Kalari e foi levada até a Amma, que continuou a dar darshan sem parar. Aí deram voltas no ashram até ser levada a uma praia próxima, onde foi jogado ao mar.
O simbolismo deste encerramento e de se jogar a estátua ao mar para que seja destruída é que se passou uma semana adorando Ganesha em sua forma simbólica, com cabeça de elefante, 4 braços etc... Além disso, passou-se uma semana adorando Ganesha e seus atributos, coragem, persistência habilidade na escrita etc..
Então, ao jogar a estátua ao mar, destrói-se a forma externa simbólica e internaliza-se o Ganesha que foi venerado durante este festival.
Dava muito a impressão que as pessoas estavam lá para uma festa, e todo mundo estava contente. Havia vários ônibus para levar todos os sevitas, mas nós fomos de carro com um amigo daqui e foi legal chegarmos antes para ver todo mundo chegar.
E aí hoje, já amparadas por Ganesha, fomos finalmente para a Índia. Fomos até Kollam, a maior cidade próxima daqui, um clássico exemplo de caos urbano indiano, cheia de odores e de ruídos. Fomos até uma livraria e já se pode imaginar que eu adorei, comprei mais de 10 livros de astrologia védica!!!
Bem, fizemos várias coisas legais, mas como esqueci de levar a máquina, também não vou chatear as pessoas com detalhes.
Mas o mais legal mesmo para mim foi experimentar passar um dia fora do ashram e superar o medo que eu estava de ir embora daqui. Senti-me muito bem, reforçada, energizada, apesar de sentir muita falta da Amma.
Ao voltarmos do passeio, Amma não veio para os bhajans!
A seguir algumas fotos do encerramento do festival, fotos especiais para a Abhayam e sua devoção do Ganesha.
Lakshmi com a foto da Amma passeando em torno do ashram
E o Ganesha vai para o mar
Na praia esperando o Ganesha, atenção para o modelito novo do punjabi                                                                                                                          


Alguém consegue adivinhar qual praia do nordeste é essa? Fomo lá ver o sol se por!

3 comentários:

  1. Nossa! vc emagreceu? Que fofinha a Lakshmi! Acho que vc está ótima nas fotos, me parece estar se sentindo muito bem. Agora , então é se concentrar no niver da Mãe!!! BJocas e saudades

    ResponderExcluir
  2. Julinha manda dizer: OM NAMAH SHIVAYA, Anughaha, querida, fico muuuuito emocionada quando vc diz que se lembrou de mim quando está com Ganesha. Eu sei que sou filha Dele com certeza, e o adoro muito. Muito obrigada pelo seu blog, eu estou viajando junto com voce e melhor de tudo estou adorando e me sinto próxima da AMMA. Leio seu blog como uma novela, não perco um dia. Adoro tudo que voce diz. MUITO OBRIGADA por partilhar esta sua experiência maravilhosa com seus amigos. Beijocas da filha de Ganesha, Abhayam.

    ResponderExcluir