sábado, 25 de setembro de 2010

E o aniversário está chegando!

É difícil descrever o que está acontecendo neste ashram. As pessoas não param de chegar, para se caminhar foram definidas mãos, uma para ir outra para voltar. Ninguém consegue lugar para sentar naquele salão enorme do darshan e, pela primeira vez vi a Amma dar darshan em pé. É assim: ela fica sentada no alto e numa posição em que as pessoas passam por ela em pé e recebem o abraço. É muito mais rápido assim.
Todos estão trabalhando muito para que tudo saia bem. Hoje se preparou 700 quilos de arroz para o almoço. Mas o grande evento ainda vai acontecer apenas na segunda. Do lado de fora do ashram há um montão de camelôs, barraquinhas para comer, bijuterias etc...Tudo está iluminado,a ponte foi repintada, o ashram está super enfeitado e tudo continua funcionando, apesar desta montanha de gente.
O programa da festa será: 6 horas da manhã daqui, archana (mil nomes), 8h30 da manhã maha pada puja realizado pelo big swami, em seguida satsang da Amma, depois recepção e discursos dos vips, inaugurações do mês e a partir de 12 horas, Amma começará a dar darshan e deverá terminar por volta das 10 da manhã da terça-feira.
Hoje fui até uma cidade bem próxima de Kochin e andamos 75 km. Ao longo de toda a estrada, cartazes anunciando e comemorando o aniversário da Amma.
Há tantas outras coisas daqui que queria compartilhar, mas já é quase meia-noite. O tempo aqui sempre é pouco para o que desejamos fazer e esta sensação muitas pessoas têm. Os residentes, após um certo período, conseguem dominar esta sensação com muita disciplina e prática.
Mas quero deixar gravada aqui para não esquecer de um dia contar: a economia de água, o aproveitamento de tudo e mais um pouco, a importância da Amma, o excesso e o caos visual do sul da Índia e o registro escrito da minha vida feito há 5 mil anos pelos rishis e como encontrar a sua folha.
Algumas fotos:

Cartaz da Amma na estrada

Cartaz da Amma na estrada

Alunas das universidades. Apenas as pós-graduandas não usam mais uniforme

Menininhos na rua

Ponte enfeitada e enfeite incrível em madeira

2 comentários:

  1. querida Maria,
    que bom poder saber a programacao do aniver da Amma, estaremos todos comemorando juntos. Me alegro que voce esteja se sentido em comunidade, depois de toda a hostilidade que rolou no Brasil. Eu sabia que ia conseguir ver os gringos com outros olhos, quando vejo alguem realmente muito prepotente ao lado da Amma, gosto de imaginar que bom tem que ser para esta pessoa estar com Amma, imagina como seria longe!! Mas tambem como voce esta podendo vivenciar, ao inves de ver o que passa de raro com outros, ver como reacionamos, mirar sempre por como podemos responder da melhor maneira e nao seguir o jogo...
    Quanto ao sari, compra, no comeco a gente se enrola um pouco, mas depois se acostuma; eu comprei 2 na Australia, e adorei usarlos, me senti como uma menina com vestido novo de festa. Estou doida pra poder usa-los de novo no Tour da Europa.. Faltam poucos dias para eu poder estar com a Amma tb, fisicamente, menos de duas semanas... Que experiencia linda estas podendo viver e compartir.. beijos no coracao..

    ResponderExcluir
  2. Om Namah Shivaya Om Amriteswaryai Namaha Om Shanti !
    Todos os dias me renovo ao ler suas mensagens!
    Bjos,

    ResponderExcluir