domingo, 19 de setembro de 2010

Nem tudo são flores

Por causa da dimensão das vivências neste ashram é difícil para mim avaliar se tenho passado uma visão idealizada e meio irreal daqui, mas esta é a realidade que estou vivendo, então, perdoem-me se a vejo tão colorida na maioria das vezes.
Ontem percebi que é possível chegar bem perto da Amma, ficar meditando por algum tempo sentada ao lado dela, o que sempre nos conduz a estados meditativos muito mais profundos e também é possível dar prassad.
Como nem tudo são flores, mais um dos meus medos atuais – chegar muito perto da Amma se revelou ontem. Eu ali sentada no salão e a moça insistindo para que eu fosse dar prassad para a Amma. Acabei aceitando e me vi ali ao lado dela. Não sei o motivo ainda, mas durante os 10 minutos que fiquei ali tive muitas, muitas dores nas pernas, a ponto de ter vontade de sair antes do horário. Depois tentei novamente ajoelhar como havia feito ao lado da Amma, e apenas meu famoso joelho direito doeu um pouco. Nem tudo são flores, e como vou interpretar o significado desta inesperada dor que me afastava da Amma?
Também descobrimos ontem que é possível se inscrever numa lista e ficar uma hora sentada meditando ao lado da Amma. E lá fomos nós; conseguimos nos inscrever e passamos uma hora ali do ladinho dela, sempre dando darshan, sem parar. É delicioso ver a Amma interagindo com os indianos, que levam sempre presentes para Ela, fazem doações e levam alimentos que colocam na diretamente na boca da Amma. Amma come um pedacinho, dá comida na boca da pessoa e depois o que resta, o prassad do guru, é dividido em migalhinhas entre todos! Ah, que privilégio comer o prassad do guru! O alimento que te sustenta a alma.
É incrível observar a forma como os indianos olham para a Amma. Parece que ela não é unanimidade no estado de Kerala, mas os que a aceitam a olham como uma encarnação da Deusa.
É incrível também observar como a Amma jamais se cansa de dar amor e benção a todos.
Bem, e eu que disse que tinha sentado lá para meditar!!!! Nem tudo são flores e minha dificuldade em meditar está ficando visível demais!
Ontem fui outra vez passear de barco. Primeira sensação – o silêncio, ah que delícia que é o silêncio. Aqui no ashram isso é impossível durante pelo menos 20 horas do dia. Só se percebe o silêncio por aqui entre meia-noite e 4 da manhã, que, por acaso, é o período em que estou dormindo. Como tenho dormido apenas 4 horas por noite ou menos, tá difícil ficar acordada para usufruir do silêncio nessas horinhas de sono.
Visitamos a igreja onde a Amma foi aprender a costurar, depois visitamos um templo de Kali e na volta passamos por um santuário de pássaros, uma área enorme que pertence ao ashram.
Nem tudo são flores, então, tivemos nós que voltar para a “panela de pressão” fervendo!
E lá fui eu para o meu darshan, tarde da noite. Levei, como prometido nosso livro e fiquei pedindo o tempo todo para a Amma olhar. Finalmente chegou a minha vez – Amma pegou o livro, abriu e.... Disse: “Oh, no, this is very bad!” Ela olhava para a foto dos pés dela e falava em malaialo com alguém.
Depois repetiu, olhando para a foto: “This is very bad. Don’t use it!” Ela não disse mais nada e eu tive que sair. Desculpe a todos pela expectativa criada. Ontem até tinha pensado não falar nada, mas tenho que ser verdadeira. Isso foi o o que aconteceu. Saí desconcertada e está explicado o título deste post. Ontem pensei ainda em falar antes com o swami daqui, mas acordei hoje com uma certeza de que Amma apenas tinha um motivo muito forte para nos dizer para não usar mais fotos antigas dela, como aquela dos pés.
Assim, também fica uma super dica para o aniversário da Amma – temos que usar uma foto mais recente e oficial dos pés da Amma ou então, nenhuma foto. Este é o desejo dela. Este foi um dos momentos mais difíceis que tive aqui, mas há outros lindos e acredito plenamente no amor da Amma.
Hoje é o encerramento do festival de Ganesha e todo mundo está super animado. O ashram está cheio!
Espero ter um dia com florese desejo o mesmo para todos! Um dia com muitas flores!

4 comentários:

  1. Oi Maria, que legal passar este tempo ao lado da Amma meditando!!! Nâo fique chateada com o que a Amma falou. Ela deve ter uma razão para isso. Você poderia perguntar ao Swami o porque,se vc puder, seria interessante sabermos realmente o porque, afinal nos livros as páginas de abertura são daquela forma, com os pés dela. Mas de resto tudo bem, Ela deve ter visto o resto e deve ter gostado! Que experiências hein? Ficar meditando ao lado Dela por uma hora!!! Nossa!! Bjocas e saudades.

    ResponderExcluir
  2. Jay Ma!
    Nossa Mãe sabe tudo e tudo vê. Basta apenas aceitarmos e entender... Seja feita sua vontade! Jay Jay Jay Ma!!!
    Bjs, saudades!!!

    ResponderExcluir
  3. Om Amriteshwaryai Namah!!!
    Oi Anugraha,
    Quanto mais vejo, mais tenho a noção do que a Mãe fala sobre não ter expectativas... É assim mesmo. Não importa nada, só a nossa vontade de estar com Ela e receber Seus ensinamentos, por mais estranhos que possam parecer a princípio. Jay Ma!!! Aproveite muuuito, Anugraha, sem se preocupar com nada. Conte-nos tudo, pois, embora seja sua experiência, também estamos aprendendo, na medida das nossas possibilidades.
    Bjs no coração!!!
    Bjs no coração!

    ResponderExcluir
  4. Om Amriteshwaryai Namah!
    Anugraha,
    Realmente fiquei com dúvida. O que exatamente a Mãe não gostou? Da foto, da antiguidade da foto, da foto ser colocada ali, da foto ser ou não do site Amritapuri? Devemos tirar as fotos dos pés da Mãe dos nossos altares? O que realmente não pode? Por favor, sem forçar o seu momento, gostaria que vc perguntasse a algum Swamiji... Imagino o que foi isso pr vc na hora, mas ficou a dúvida...
    Bjs no coração!

    ResponderExcluir