sábado, 11 de setembro de 2010

Festival de Ganesha

O dia começou cedo, com o Maha Ganesha Homan às 5 horas. Não passei bem a noite e fiquei dormindo, mas Mônica foi assistir. Parece que estava bem cheio. Depois, às 6h30 houve a entronação do Ganesha, o mesmo que será jogado no mar no dia 19. Foi uma cerimônia bonita, com muita recitação. Em seguida, às 8h30 surgiram os elefantes da Amma, Ram (com presa branca) e Lakshmi, a menorzinha.
Hoje foi possível fazer fotos, então, seguem algumas:

Salão novo onde a Amma dá darshan e o puja que foi montado para os elefantes                                                                                                                     



Agora depois do almoço estávamos voltando para o quarto e passamos em frente à casa da Amma, que está dando darshan desde as 11 da manhã. Em frente ao quarto dela há um quiosque com teto de palha, algo redondo e hoje um swami estava lá dentro fazendo os rituais das crianças. Todos vêem em família e super felizes com os rituais das crianças. Pelo que entendemos há dois rituais, um que se faz com cerca de 8 meses de idade e outro co criancinhas maiores. Eles enfeitam muito as crianças e passam muito kajal nessas cerimônias. Desde pequenas as meninas já levam muitas pulseiras, brincos e efeites. Kerala é famoso por suas jóais e pela tradição.
Vamos ver se na próxima semana nos aventuramos em sair um pouquinho do ashram e vamos descobrir os arrredores.

4 comentários:

  1. Om Namah Shivaya!
    querida Anugraha, vejo que esta aproveitando bem o ashram e como diz seu blog, sentindo-se em casa.
    O ashram antes oferecia uns passeios em dias concertados, voce pode se informar na recepcao internacional no segundo andar do Templo (claro que ja passou por la).Tem um passeio bem legal e pertinho que e ir pra ponta da praia, saindo do ashram em direcao a praia, caminhando pro lado direito. Voce espera o onibus, ele e pequenininho e todo colorido, leva estudantes o dia inteiro e tem uma musica muito animada! Nessa ponta da praia, bem no final tem umas pedras onde e legal sentar e ficar esperando os golfinhos... eles sempre nos deliciam com suas presencas! e legal ir cedinho. Tambem tem Varkala que e tipo 2 a 3 horas do ashram, tem bastante coisa la e e bem movimentado. Do outro lado do ashram cruzando as backwaters, tem um vilarejo, eu nunca fui la, mas sempre tem gente do asram por la, comprando, comendo... Enfim, que legal poder participar dessa Festividade a Ganesha! Super especial!
    BEIJOS, Nistula.

    ResponderExcluir
  2. Om Amriteshwaryai Namah!
    Oi Anugraha,
    Vamos vibrar muito para Ganesha esta semana! Os elefantes são lindos!!! Ficam quietinhos, né?! Jay Ganesha!!!
    Bjs no coração!

    ResponderExcluir
  3. mãe, ñ devia ter colocado as fotos dos elefantes, agora eu quero um também!!! hahaha, são mt lindos! te amo, mama! beijos!

    ResponderExcluir
  4. Que fofos!!! E eles rezam, né? Conta logo o que aconteceu no barco!!! bjocas

    ResponderExcluir