sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Respostas, se possível às perguntas

A Dolcy percebeu bem que eu comentei pouco sobre o passeio de barco. Tenho um motivo desconcertante para estar evitando isso, mas vou descrever o passeio. O barco é um bote grande, levado por um dos habitantes do local e tem um guia, o John, que é sevita temporário daqui, uma figura. Nas terças-feiras a gente vai para a direita do backwater e no sábado para a esquerda. Como fomos no passeio da terça, a gente passa diante da escola em que a Amma estudou, que hoje ainda é uma escola e que pertence ao ashram e depois paramos em 2 templos locais: um dedicado à Krishna, na forma de Mahavishnu, e outro dedicado à Deusa que é o templo que a Mãe da Amma freqüentava. No primeiro o guia nos deu muitas explicações sobre os simbolismos do templo, fizemos vários rituais e no segundo cada um já foi fazendo o seu.
As bordas do backwater, cujas águas são salgadas, são todas contidas com pedras e ao longo desses 3 a 4 km que fizemos, vimos vários barcos de pesca enormes. Há também algumas casas simples e outras maravilhosas. A paisagem é paradisíaca. Vou tentar postar algumas fotos para vocês.
Esta foi a única vez que saí do ashram e estou vivendo um dilema, pois tenho uma sensação que não me abandona de medo de sair daqui.
Respondendo prá Yara, não estou mais acordando às 4 para a prática das 5 da manhã por causa dos pés e da necessidade de descansar. Mas agora estou cuidando dos meus pés com o vibhuti que a Amma dá em cada darshan e hoje já estou melhor.
Segunda-feira vou até o College de ayurdeva e já tenho uma indicação da médica daqui para o tratamento lá.
Minhas práticas espirituais têm se limitado a fazer os 108 nomes, fazer meu mantra, o maha nama, o mantra de Ganesha e meditação. Depois disso, faço meu mantra o dia inteiro. Estou trabalhando mais uma postura espiritualizada, ou seja, inserir minhas práticas dentro de uma vida normal. Mas fazer práticas aqui é bem fácil e tem muita oportunidade para isso. Pessoas fazem dia de silêncio, ocultam os ouvidos – enfim, tem de tudo.
O Hall antigo, que a gente chama de templo de Kali, mas que não foi consagrado a Kali, onde a Amma dá o prassad de terça-feira fica aberto o tempo todo, tem uma energia maravilhosa e você pode ficar lá o dia inteiro!
Também é interessante (e às vezes desconcertante) prestar atenção nos encontros e no que as pessoas nos dizem. São ensinamentos o tempo todo!
Outro dia um senhor que conheci no barco me parou para dizer que o Swami Ramakrishnananda só vai voltar ao ashram em dezembro e me disse: Amma é nossa Mãe. É  sua mãe também, portanto, lute por Ela. E não se sinta influenciada quando escutar, Amma me disse isso, Amma parou e me disse aquilo. Isso é necessário quando o discípulo ainda não internalizou a Amma. Uma vez Ela internalizada, o guru para de te estimular externamente para que você o interiorize. Considere isso uma forma enorme de amor da Amma para você. Era exatamente o que eu estava pensando. Tanta gente reporta que a Amma dá bola, Amma disse isso, Amma etc.... Ela sabia que eu estava com isso no coração e lá veio a resposta!
Hoje vou apenas fazer o curso do Gita e depois vou ao satsang da Amma. No mais vou descansar. Mal estou podendo fazer meu seva de limpar o caminho da Amma! Mas Ela tem sido linda comigo e tem me permitido fazer um pouquinho.O curso do Gita, que está sendo dado desta forma pela primeira vez, tem sido maravilhoso. A gente parte de jogos e de práticas corporais para então chegar ao conteúdo do Gita. Pena que são apenas 5 dias.
Amanhã começa pó festival de Ganesha e esqueci de contar a coisa mais linda do Universo. Com muita freqüência, o pessoal leva os 2 elefantes da Amma para rezar no Kalari, que é o primeiro templo da Amma, um lugar com uma energia incrível, mas incrível mesmo. Para mim é lá o centro do portal energético de tudo, o umbigo disso tudo conectado à Ganga. Também lá no Kalari é que se fazem os pujas e são feitos pujas o dia todo, o tempo todo.
É a coisa mais lindinha ver os dois elefantes parados e rezando diante do templo. Você percebe claramente que eles sabem o que estão fazendo ali!
Vamos ver como será o espetáculo de amanhã! Desde ontem, só penso na Abahayam por aqui em pleno festival de Ganesha – 9 dias de festa!!!
Bem, agora vou voltar para minha leitura do capítulo 3 do Gita. Até breve
Um último comentário: é enloquecedor tudo o que eles têm aqui sobre a Amma! Cada foto!!!! Incrível! A gente fica doidinho e quer comprar tudo. Luiz, que parte hoje, e vai me deixar com saudades dele, comprou muita coisa e acho que eu também vou acabar comprando. Por enquanto, comprei apenas muita roupa. Há muito tempo me sentia mal por não encontrar roupas do meu tamanho no Brasil e acabei descontando aqui!
Hoje agradeci muito à Amma pela linda viagem que fizemos juntos. Foi muito bo partilhar nosssa devoção nesses dias, entre eu e o Luiz e espero que isso continue.
Mônica também está ótima, fazendo suas conquistas, ganhando muitos presentes da Amma e tudo está bem!!!!
Ah, caso alguém já esteja se preparando para vir: não tragam lençois - aqui tem ótimos por apenas 250 rúpias - ou seja, 13 reais!!!!

4 comentários:

  1. Om Amriteswaryai Namaha! Om Namah Shivaya! Jaya Jaya Jaya Ganesha!!!

    Puxa, fico aqui sonhando em estar ai um dia!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Om Amriteshwaryai Namah!
    Oi Anugraha,
    Obrigada por ter respondido, mas fiquei super curiosa com o motivo desconcertante do passeio de barco... rsrsrs... Acredito que a Mãe fala claramente, quando a gente tem problemas de comunicação e não consegue se conectar com Ela. A gente precisa tanto da matéria ainda...
    Bjs no coração!

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Quantas informações!!! Muito legal! Que fofos os elefantes. Também não entendi o motivo desconcertante do passeio... Achei que vc está ótima na foto. Uma cara muito feliz. Quando leio os livros sobre os tempos antigos do Ashram e falam sobre o Kalari eu tb tenho a mesma impressão que vc teve embora não tenha estado fisicamente ai. Deve ser O portal! Bjos e saudades

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Estou adorando ler as peripécias de Anugraha na Índia. Tenho certeza que você está aproveitando cada minuto e quem lê suas histórias sente a atmosfera espiritual do lugar.
    Beijos,
    Cynésia

    ResponderExcluir