sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Satsang na praia!!!

Antes de falar sobre a maravilha que é sentar-se na praia ao cair da tarde, esperar a Amma chegar e ficar olhando para Ela sob um coqueiro, como acontece todas as vezes, queria responder alguns comentários. A Yara falou sobre foco, mas na verdade não tenho muita consciência do que estou vivendo por aqui. Preciso fazer muito esforço para compor um texto, pois a dimensão do tempo aqui é diferente e também a dimensão energética. Não sei se isso continua sem a presença da Amma, mas é fato que está difícil até lembrar quando chegamos e quanto tempo estamos aqui. Então não sei se foi por mudança de foco que algo aconteceu. Sei apenas que pedi a Amma algumas coisas: pedi para ficar em harmonia com as pessoas e estou vivendo um clima ótimo e pedi para ficar boa, porque achei que teria que ir embora e, pior do que tudo, iria dar trabalho aos outros.
Ela atendeu a ambos os meus pedidos e hoje atendeu também o da Monica, que pedia muito por um satsang na praia.
Mônica ontem até sugeriu irmos buscar o Luiz pois este foi o primeiro satsang desde que ele se foi.
O satsang é assim: Amma chega, todos meditam uns 15 minutos, depois ela conta algo "engraçado" e profundo e depois faz uma pergunta e vários residentes respondem. No final, canta-se um bhajan e depois todos vão para o salão onde tem a sessão completa de bhajans.
Amma hoje abriu dizendo que os residentes são um mal exemplo para os cachorros do ashram, pois ficam lutando para comprar um espaço perto da Amma, colocando seus mats horas antes da Amma. Ela continuou contando que o cachorro do ashram está acostumado a fazer o archana todas as manhãs com os homens e que os bramacharis já colocam o tapete dele. Ontem um outro cachorro foi lá e tomou o tapete dele. O cachorro tentou de tudo para recuperar seu lugar, sem conseguir. Zangado, levantou a pata e fez xixi no cachorro que estava "tomando o lugar dele". O pobre cachorro que estava usando o mat que estava vazio saiu da concentração do archana achando primeiro que estava recebendo uma chuva divina e quando percebeu o que aconteceu, o cachorro do ashram já havia fugido para longe. Amma disse que devemos desenvolver apego pela Amma para nos desapegarmos dos laços mundanos, mas que não se deve ficar apenas na possessividade. Deve-se ir além e passar a ver a divindade em todos: a alegria dos outros deve ser nossa alegria e o sofrimento dos outros deve ser nosso sofrimento.
A pergunta de hoje, que se seguiu ao esta história foi: "Na vida espiritual há pessoas que afirmam ser necessário dizer sim a tudo. Como saber quando se deve dizer não e quando se deve dizer sim?
Depois, na sessão dos bhajans, Amma cantou pela primeira vez um bhajan em inglês: Mother nature.
Partes do bhajan são:
Mother nature
May our hearts rise
In the beauty of creation

Every bird that sings
All living things
Are nothing else but you

Seeing God in one another
In the wind, the trees, the water
All living things
Are nothing else but you

2 comentários:

  1. Om Amriteshwaryai Namah!
    Oi Anugraha,
    Acho que é isso mesmo... A Amma vai levando a gente. Quando se dá conta, as coisas já estão acontecendo.
    Bjs no coração!

    ResponderExcluir
  2. Om Namah Shivaya!!! Om Amriteswaryai Namaha!!! Om Gam Ganapataye Namaha!!! Om Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare Om Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare!!! Anugraha, a verdade é simples... Simplesmente sinta!!!Bjs

    ResponderExcluir